Canal Rural - Ricardo Bianchi, proprietário da Família Bianchi, manejo correto de pintinhos
Ricardo Bianchi recebe o Canal Rural para falar sobre a maneira correta de se criar pintinhos.
Segundo Bianchi, os cuidados nos primeiros 15 dias de vida são indispensáveis: se o desenvolvimento inicial do pintinho não for bem feito, ele não será um animal saudável e não terá estrutura óssea para ganho de peso.
Luiz Ricardo Bianchi - Sócio-proprietário da Família Bianchi, é também sócio-fundador e atual vice-presidente da AVAL - Associação Brasileira da Avicultura Alternativa, onde participa ativamente para o desenvolvimento do setor desde a fundação da entidade. Em 2015, com o apoio fundamental da Aval, o mercado brasileiro de frango caipira conquistou o marco que regulamenta produção, abate, processamento e identificação dessas aves - importante regra da ABNT para se preservar a competitividade do setor, em uma área repleta de produtos falsificados; e resguardar o bem-estar animal e a saúde dos consumidores. Agora, Luiz Ricardo Bianchi, que também é engenheiro químico formado pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, atua com a entidade para que essa produção seja também certificada.
Família Bianchi - Pioneira da avicultura brasileira, a Família Bianchi tem uma tradição de quase 100 anos dedicados ao setor. São três gerações colaborando para o desenvolvimento da avicultura no País, investindo em tecnologias para o abastecimento de proteínas de aves e ovos do mercado nacional e, depois, para a criação da primeira linhagem genuinamente brasileira de frango caipira. A empresa, sediada em Itatiba, no interior paulista, foi fundada por Luiz Emmanuel Bianchi, que entrou para esse mercado no começo dos anos 1920 e, em 1929, durante a primeira grande crise econômica mundial, começou a trabalhar com avicultura na fazenda Rio da Prata - SP para produzir pintos de um dia como alternativa à produção de café. Após a Segunda Guerra Mundial, expandiu o negócio com a fundação da Fazenda Paraíso, também na mesma cidade, na criação de linhagens brasileiras para a produção de ovos e de pintos de um dia, contratando geneticista dos Estados Unidos para supervisionar o empreendimento. Nos anos 1980, enquanto as matrizes importadas invadiam o mercado nacional, o seu filho, Bianchi Júnior, pesquisava as aves brasileiras, atrás de um frango genuinamente nacional, o que resultou na patente da linhagem Paraíso Pedrês, de pintos de um dia e ovos férteis de frangos caipiras de verdade. Com Luiz Ricardo agora à frente dos negócios, a Família Bianchi está avançando para o varejo brasileiro, comercializando com a sua marca frango caipira congelado inteiro e em partes, oriundos dos produtores que utilizam a linhagem que criou e dentro dos melhores padrões de sustentabilidade, produção natural e de bem-estar animal. Um negócio de sucesso, que tem crescido em média 20% ao ano desde o início, há quatro anos.
Assessoria de Imprensa: GALERIA DE COMUNICAÇÕES