Página Inicial | Imprensa | Controladora do McDonald's anuncia que comprará ovos somente de galinhas livres de gaiola

Controladora do McDonald's anuncia que comprará ovos somente de galinhas livres de gaiola

Controladora do McDonald's anuncia que comprará ovos somente de galinhas livres de gaiola

Rede Burger King fez anúncio idêntico em setembro, informando ainda que só vai adquirir carne suína de criatórios que não utilizem baias de confinamento nas maternidades

A Arco Dorados, controladora do McDonald's na América Latina, anunciou nesta quinta-feira, dia 13, que comprará somente ovos de galinhas livres de gaiola a partir de 2025. O anúncio segue uma tendência mundial que atende ao apelo de consumidores por produtos que prezem pelo bem-estar animal e que tem feito com que gigantes do setor de alimentos se adaptem às novas exigências. Segundo a Arco Dorados, esta decisão reforça o compromisso da empresa e soma esta iniciativa às demais já existentes para outras espécies, como gado bovino e frango.

Para atender este compromisso, a Arcos Dorados trabalhará com produtores, fornecedores e especialistas em comportamento animal para auxiliar nessa transição, assegurando que seja feita sem prejudicar o abastecimento dos restaurantes de toda a região. "Ser a marca líder na América Latina e no mundo nos desafia a liderar esse tipo de iniciativa. Continuaremos garantindo o consumo de produtos de qualidade a nossos clientes, de acordo com as políticas de bem-estar animal," disse, em nota, Jose Valledor, vice-presidente de Supply Chain da Arcos Dorados. 

Em setembro passado, a rede de restaurantes Burger King também anunciou que até 2025 só vai comprar ovos e carne suína exclusivamente de criatórios que não utilizem gaiolas (no caso de aves) ou baias de confinamento nas maternidades (no caso de suínos). A medida, tomada pela controladora da rede, a Restaurant Brands International (RBI), valerá para a América Latina. No Brasil, conforme a companhia, até o fim de 2016 haverá 480 pontos de venda em operação.

No Brasil, recentemente, a BRF anunciou uma parceria da sua marca Sadia com o chef e ativista britânico Jamie Oliver que envolve 183 aviários de Goiás voltados ao bem-estar animal. Para o projeto, a empresa adaptou granjas de integrados a padrões que atendem a exigências de bem-estar animal, com lotação reduzida dos aviários, instalação de sensores que medem a temperatura do ambiente, além de poleiros e camas de areia para as aves. Estas granjas não devem usar antibióticos na criação dos animais.