MODO DE PREPARO
Separe o mosto em 3 partes; coloque 2 partes no liquidificador e triture aos poucos, até conseguir uma textura de patê grosso. Se necessário, para facilitar o processo, já use um pouco do leite (mas como o mosto já é meio úmido, se o liquidificador for bom, pode triturar direto).
Misture a parte batida ao restante, e reserve. O malte, uma vez batido no liquidificador, se incorporará melhor à massa, enquanto os grãos não batidos do mosto darão uma textura mais rústica.
Lembre-se: a qualidade e a quantidade de malte influem diretamente no sabor final, por isso você pode variar um pouco as medidas. Nesta receita de pão de malte, usamos o mosto da fabricação de uma cerveja IPA.
Numa tigela, misture primeiro os ingredientes secos (farinha, sal, fermento biológico). Em outra tigela, misture os ingredientes úmidos (mosto, leite, óleo, manteiga e mel, menos os ovos caipiras).
Reúna tudo numa tigela única, misturando bem. Sove bastante, por cerca de 10 minutos. Caso a massa ainda esteja grudando muito nas mãos, adicione mais farinha de trigo (o ponto certo é quando a massa fica mais clara e não gruda na mão limpa; para alcançar esta textura perfeita, você talvez precise usar um pouco de trigo a mais, ou às vezes, até mesmo uma colher de óleo a mais)
Cubra a tigela com um pano limpo e deixe que a massa descanse por uma hora.
Após uma hora, sove de novo por alguns minutos. Coloque o pão numa forma untada a óleo-você pode colocar a massa em formas de bolo inglês ou dividir para fazer pães menores, em formato oval.
Cubra novamente, esperando que a massa cresça até praticamente dobrar de tamanho (cerca de meia hora)
Quebre os ovos caipiras, separando as gemas. Use as gemas para pincelar os pães - elas darão a cor dourada tão desejada ao nosso pão de cerveja.
Asse em fogo alto por cerca de 45 minutos (o tempo pode variar conforme a potência do seu forno). Desenforme sobre uma peça de mármore ou tábua de madeira e espere esfriar.
O pão fica incrivelmente delicioso e pode inclusive ser congelado.
Sirva à temperatura ambiente ou aquecido. Fica ótimo puro, com manteiga ou em sanduíches (sele as fatias com manteiga antes). Na verdade, este pão é uma entrada diferenciada, que combina com os mais diversos acompanhamentos.
Bom apetite!